Isaura, Uma Caminhante Atemporal

Minha foto
A IDÉIA DESTE ESPAÇO É COMPARTILHAR MATERIAL, INFORMAÇÕES, QUE POSSAM NOS AUXILIAR A VIVER COM AMOR E SERENIDADE, COMO FILHOS DE GAIA, QUE ESTAMOS, E COMO FRACTAIS DO GRANDE AMOR CÓSMICO, QUE SOMOS.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Alguns símbolos e seus verdadeiros significados: Hexagrama

Este símbolo é muito antigo também e, o significado que tinha anteriormente, não tem nada a ver com o que lhe damos atualmente.

Já tive a ocasião de dizer - noutro post, há cerca de 3 anos - que o hexagrama é a junção do feminino com o masculino e esta junção dá origem à Merkabah.
 
                                              


                               Merkabah tridimensional

Quero isso sim, falar dos Yantras e, da sua geometria como a linguagem universal que, complementando os sons primordiais – Mantras, nos permite evoluir espiritualmente qualquer que seja a nossa língua, raça ou credo.

Os Yantras baseiam-se na eterna dança de Shiva.

A intersecção de duas formas geométricas (linhas, círculos, triângulos, etc.) representaas forças que são ainda mais intensas do que aquelas geradas pelas formas simples.Tal interpenetração indica um alto nível na interação dinâmica das energiascorrespondentes. Os espaços vazios gerados por tais combinações são descritos como campos operacionais - muito eficientes - das forças que emanam do pontocentral do Yantra.

É por isso que, muitas vezes, se pode encontrar representações de Mantras em tais espaçosYANTRA e MANTRA são aspectos complementares de Shiva e sua utilização em conjunto é muito mais eficiente do que o uso de uma só.

Temos algumas geometrias básicas dos Yantras:

·         O ponto- BINDU, símbolo da origem de toda a criação.

·         O triângulo (TRIKONA) feminino é o símbolo da Shakti, a energia feminina ou aspecto feminino da Criação.  
O triângulo apontando para baixo representa a yoni, o órgão sexual feminino e o símbolo da fonte suprema do Universo,  simboliza também o elemento água quetende sempre a ocupar a posição mais baixa possívelEste triângulo é conhecido como SHAKTI KONA.

                                             


·         O triângulo apontando para cima significa aspiração espiritual intensa, asublimação da natureza aos planos mais subtis e, simboliza o elemento de fogo (AGNI tattva) 

O fogo é sempre orientado para cima, assim é a correlação com o triângulo para cima - SHIVA KONA.

                                         

 

·         A Estrela de 6 pontas – SHATKONA: a combinação típica frequentemente encontrada na estrutura gráfica de um Yantra é a superposição de dois triângulos, um apontando para cima e outro para baixo, formando uma estrela com seis pontos (SHATKONA), também conhecido como Estrela de David ou hexagrama. Esta forma representa simbolicamente a união de Purusha e Prakritiou Shiva-Shakti, sem o qual não poderia haver Criação.

 
                                                 

 

·         O Círculo – CHAKRA: outra forma geométrica simples, muitas vezes usado emYantras é o círculo, que representa a rotação, um movimento intimamente ligada com a forma de espiral, que é fundamental na evolução Macro cósmica. Ao mesmo tempo, o círculo representa a perfeição, a felicidade plena e o vazio criativo.
Na série dos cinco elementos fundamentais representa o ar - Vayu Tattva.
·         O Quadrado  - BHUPURA: entre os elementos geométricos simples que compõem Yantras há também o quadrado. É geralmente o limite exterior do YANTRA e simbolicamente, representa o elemento terra - Prithivi tattva.

Cada YANTRA começa a partir do centro, muitas vezes marcado por um ponto central (BINDU) e termina com quadrado exterior. Isto representa o sentido da evolução universal, a partir do sutil e terminando com o grosseiro, a partir de "éter" e terminando com "Terra".

A maior parte das vezes Yantras são compostos por estas formas geométricas simples, por vezes, encontramos outros elementos como pontas de flecha, tridentes, espadas, picos incluídos no projeto de um YANTRA com a finalidade de representar vetores e direções de ação para as energias. 
·         O Lótus (PADMA): o símbolo do lótus (ou suas pétalas) é um símbolo da pureza e da variedade, cada pétala de lótus que representa um aspecto distinto. A inclusão de uma flor de lótus num Yantra representa a liberdade de interferências múltiplas com o exterior (pureza) e expressa a força absoluta do Ser Supremo.

Em conclusão, um Yantra é um instrumento muito complexo espiritual na prática tântrica (sadhana). Ele pode acalmar e concentrar as atividades da mente, e por sua auto-sugestão positiva que tem um impacto benéfico sobre a saúde e bem-estar psíquico de uma pessoa.

Então voltando ao hexagrama… ele é usado no Viṣṇu Yantra

O diagrama sagrado (Yantra) dedicado a Viṣṇu está representado abaixo. 

Na sua parte central ele contém dois triângulos vermelhos entrelaçados, um com a ponta para baixo e o outro com a ponta para cima, representando a união dos opostos. O ponto central (Bindu) representa o OM e o Absoluto (Brahman). Os dois triângulos, sobre um fundo de ouro, são cercados por dois lótus, um com 8 pétalas e o outro com 12 pétalas vermelhas, dentro de um campo (bhupur) azul. 
 
                                          



Mahā Viṣṇu é o protetor dos mundos, é o aspecto do Divino que preserva o Universo.Shri Vishnu Yantra é usado para adorar o Senhor Vishnu, e pode ser usado para alcançar bênçãos, sucesso, realização e preservação da saúde, família, riqueza. Ele protege todos os seres vivos sobre este plano da terra. A meditação neste yantra traz vida longa, prosperidade, paz, felicidade, sucesso, remoção dos impedimentos ou obstáculos. 

O símbolo do chakra cardíaco (anahata) é uma flor de lótus de 2 camadas de 6 folhas com o hexagrama dentro de um círculo. Dentro tem o mantra ou som deste chakra.

                                          


Mas, este chakra, quando é ativado ou bem desenvolvido, faz com que haja a união entre os outros chakras e a energia passe sem entraves entre todos os chakras e, através do ida e pingala, ativando também o kundalini.
Isto dá-se com a expansão dos triângulos que envolvem os 3 chakras principais inferiores e os 4 superiores, num ser humano em que o grau de desenvolvimento não vá além do chakra solar – que é o que se pode ver na primeira figura.

                                                      
                                                      
                              
                            


A partir de um certo ponto da expansão da Merkabah, vão-se ativando também outros chakras inferiores e superiores aos 7, até a um número de 13 no total. Isto dentro do meu conhecimento… :))

Acontece ainda outra coisa: como existe muito movimento de luz e magnetismo dentro da Merkabah, os triângulos associados aos chakras estão sempre a formar novas combinações que vão ter um aspecto como o yantra seguinte.

 


 

                                             Sri Yantra

O que me faz lembrar muito este modelo tridimensional do qual existe uma representação bidimensional em projeção que é a flor da vida.

                                            


Quem consegue desenvolver esta Merkabah, através do desenvolvimento do chakra cardíaco, consegue auto curar-se e fazer viagens etéricas, com facilidade, entre outras práticas esotéricas.


Explicando também, antes de continuar:

O QUE É O CHAKRA UNIFICADO?

Também muita confusão se tem escrito sobre o chakra unificado.

Eu recomendo este mestre (Serapis Bey) por ter uma ligação espiritual com ele, e por ter feito este exercício com bons resultados.

Foi canalizado por Tonny Stubbs, que a partir daqui escreveu o manual para a Ascensão.

Exercício da Invocação do chakra unificado:



Inspiro luz pelo centro do meu coração abrindo meu coração como uma formosa esfera de Luz, e permitindo-me expandir-me.

Inspiro luz pelo centro do meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu chakra laríngeo e meu plexo solar em um só campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo.



Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu chakra frontal e meu chakra sacro em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo.



Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu chakra coronário e meu chakra raiz em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo.

Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu chakra Alfa e meu chakra Ômega em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que a Onda de Metatron ressoe entre eles. EU SOU uma unidade com a Luz.



Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu oitavo chakra e a parte superior de minhas coxas em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que meu Corpo Emocional se funda com meu corpo físico. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu nono chakra e a parte inferior de minhas coxas em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que meu Corpo Mental se funda com meu corpo físico. EU SOU uma unidade com a Luz.

Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu décimo chakra e meus joelhos em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que meu Corpo Espiritual se funda com meu corpo físico. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu décimo-primeiro chakra e a região abaixo dos joelhos em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que nossa Alma Suprema se funda com o campo unificado. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu décimo-segundo chakra e a região inferior de minhas pernas em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que a Alma Suprema Crística se funda com o campo unificado. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu décimo-terceiro chakra e meus pés em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que a Alma Suprema do EU SOU se funda com o campo unificado. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro luz pelo centro de meu coração, permitindo que a Luz se expanda envolvendo meu décimo-quarto chakra e o espaço abaixo de meus pés em um campo unificado de Luz, dentro, através e ao redor de meu corpo. Permito que a Presença da Fonte flua pelo campo unificado. EU SOU uma unidade com a Luz.


Inspiro Luz pelo centro de meu coração. Peço que o mais elevado nível de meu Espírito continue sempre irradiando a partir do centro de meu coração, preenchendo completamente o campo unificado. Continuo irradiando Luz através deste dia. EU SOU uma unidade com o Espírito.

Nota: o 14º chakra é o chakra do Espírito e tal como disse, noutro artigo, é impossível de ver por olhos humanos na 3D.

Em Manual da Ascensão de Seraphis Bay, Canalizado por Tonny Stubbs

O CHAKRA UNIFICADO E O KUNDALINI

O sistema energético do chakra unificado é o que todos os grandes mestres da humanidade possuem ou possuíram  têm uma saúde perfeita em que a energia do Kundalini passa sem entraves através dos canais Ida e Pingala. Estes dois são canais, um negativo e outro positivo que atravessam todos os chakras.

Num corpo perfeitamente equilibrado, Ida e Pingala são semelhantes a serpentes tal como o caduceu de Hermes Trismegisto.[1]




Muitas vezes o 6º chakra é representado com asas. A homens e mulheres, que possuam esta energia desimpedida e a controlem é possível tudo. Assim tenham o coração puro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário